Biografia

IMG_4439

Ricardo Gordo (Guitarra Portuguesa)

Nascido a 21 de novembro de 1987, em Portalegre, Ricardo Gordo é licenciado em Guitarra Portuguesa e o primeiro Mestre em Ensino de Música, variante Guitarra Portuguesa pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.

É professor deste instrumento na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e executante de Guitarra Portuguesa no seu projeto a solo, assim como convidado, em concertos nacionais e internacionais, da banda de Dulce Pontes, Stereossauro ou Beatbombers e vocalista e guitarrista da banda rock Os Indecentes.

Embora tenha começado pela guitarra eléctrica, Ricardo Gordo é hoje considerado um “novo valor da guitarra Portuguesa”, ora pelo diálogo improvável desta com sonoridades experimentais, ora pela sua mestria como executante.

Provas dadas de tudo isto são os trabalhos já editados, colectâneas, longas metragens, bandas sonoras em filmes, telenovelas, jogos e as suas constantes presenças nos vários canais de televisão.

Além dos supra citados, Ricardo Gordo já associou a sua sonoridade a artistas como: Secret Lie, Eneida Marta, The Legendary Tigerman, Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Rui Reininho, DJ Ride, Chullage, Dino Santiago, Ana Moura, Gisela João, Slow J, Capicua, José Cid, entre muitos outros.

O desafio deste colecionador de experiências e de emoções é o de sempre: procurar a sua sonoridade (eventualmente em novos alter-egos e heterónimos musicais), quebrar preconceitos e tocar aquilo que sente… seja numa guitarra eléctrica, seja na guitarra portuguesa.